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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A Virgem Maria e os primeiros cristãos

A Virgem Maria e os primeiros cristãos

Maria amamentando o Menino Jesus, século II, Catacumba de Priscila, Roma
 Os primeiros cristãos veneravam a Virgem Maria?
Assim nos ensina o Catecismo da Igreja Católica no número 971:
Na verdade, a Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de "Mãe de Deus", e sob a sua proteção se acolhem os fiéis implorando-a em todos os perigos e necessidades [...]. Este culto [...], embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta por igual ao Verbo Encarnado, ao Pai e ao Espírito Santo, e favorece-o poderosamente». Encontra a sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração mariana, como o santo rosário, «resumo de todo o Evangelho».
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Oração mais antiga a Santíssima Virgem Maria que remonta o ano 230 
 "À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!".
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Santo Inácio de Antioquia no século I e II
"E permaneceram ocultos ao príncipe desse mundo a Virgindade de Maria e seu parto, bem como a morte do Senhor: três mistérios de clamor, realizados no silêncio de Deus"
"A verdade é que o nosso Deus, Jesus, o Ungido, foi concebido de Maria segundo a economia divina; nasceu da estirpe de Daví, mas também do Espírito Santo".
 
"Filho de Deus pelo desejo e poder de Deus, nasceu verdadeiramente de uma Virgem
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São Justino, Mártir no século II (103–165 d.C)
"E novamente, como Isaías havia expressamente previsto que Ele nasceria de uma virgem, ele declarou o seguinte: 'Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e seu nome será chamado "Deus-conosco"'. A frase 'Eis que uma virgem conceberá' significa certamente que a virgem iria conceber ser ter relacionamento. Se ela tivesse relacionamento com qualquer um que fosse, ela não poderia ser virgem. Mas o poder de Deus, vindo sobre a Virgem, a encobriu, e a induziu a conceber, embora ainda permanecesse Virgem

“[Jesus] se fez homem por meio da Virgem, de sorte a ser finalizada a desobediência, oriunda da serpente, por ali mesmo onde havia começado. Eva era virgem e incorrupta; concebendo a palavra da serpente, gerou a desobediência e a morte. A Virgem Maria, porém, concebeu fé e alegria quando o anjo Gabriel lhe anunciou a boa nova”. 
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Santo Ireneu, no tratado contra as heresias, no século II, (por volta de 180-199)
"A Virgem Maria mostrou-se obediente ao dizer: "Eis aqui tua serva, Senhor; faça-se em mim conforme a tua palavra". Entretanto, Eva foi desobediente; mesmo enquanto era virgem, ela não obedeceu. Como ela - que ainda era virgem embora tivesse Adão por marido... - foi desobediente, tornou-se a causa da sua própria morte e também de todo gênero humano; então, também Maria, noiva de um homem, mas, apesar disso, ainda virgem, sendo obediente, se tornou a causa de salvação dela própria e de todo o gênero humano... Assim, o problema da desobediência de Eva foi eliminado pela obediência de Maria. O que a virgem Eva causou em sua incredulidade, a Virgem Maria eliminou através da sua fé"  

"Assim como o gênero humano foi levado à morte por uma virgem, foi libertado por uma Virgem"  
"A Virgem Maria, tendo sido obediente à palavra de Deus, recebeu de um anjo a alegre notícia de que iria dar à luz ao próprio Deus


“Como por uma virgem desobediente foi o homem ferido, caiu e morreu, assim também por meio de uma virgem obediente à palavra de Deus, o homem recobrou a vida. Era justo e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, e que Eva fosse restaurada em Maria, a fim de que uma virgem feita advogada de uma virgem, apagasse e abolisse por sua obediência virginal a desobediência de uma virgem.”
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Santo Hipólito de Roma (que nasceu em 170 e morreu em 236)
 
"O Cristo foi concebido e tomou o seu crescimento de Maria, a Mãe de Deus toda pura [...] Como o Salvador do mundo tinha decretado salvar o gênero humano, nasceu da Imaculada Virgem Maria"

"Deus, o Verbo descendeu à Santa Virgem Maria ..." (St. Hippolytus, Contra Noetum, cap. 17; PG 10, 825).

"Ele (=Jesus) era a arca composta por madeira incorruptível. Com efeito, o seu tabernáculo (=Maria) era isento da podridão e corrupção" (Santo Hipólito de Roma, Orat. Inillud. 220 DC).


“… corpo de Maria toda santa, sempre Virgem, por uma concepção imaculada, sem conversão, e se fez homem na natureza, mas em separado da maldade: o mesmo era Deus perfeito, e o mesmo era o homem perfeito, o mesmo foi na natureza em Deus, uma vez perfeito e homem.” (As obras e Fragmento VII)
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 Santo Agostinho, doutor da Igreja (Tagaste, 13 de novembro de 354 — Hipona, 28 de agosto de 430)

"Concebeu-O [a Cristo Jesus] sem concupiscência, uma Virgem; como Virgem deu-lhe à luz, Virgem permaneceu" (Sermão sobre a Ressurreição de Cristo, segundo São Marcos, PL XXXVIII, 1104-1107).
''Entre todas as mulheres, Maria é a única a ser ao mesmo tempo Virgem e Mãe, não somente segundo o espírito, mas também pelo corpo. Ela é mãe conforme o espírito, não dAquele que é nossa Cabeça, isto é, do Salvador do qual ela nasceu, espiritualmente. Pois todos os que nele creram – e nesse número ela mesma se encontra – são chamados, com razão, filhos do Esposo (filii sponsi) (Mt 9,15). Mas, certamente, ela é mãe de seus membros, segundo o espírito, pois cooperou com sua caridade para que nascessem os fiéis na Igreja – os membros daquela divina Cabeça – da qual ela mesma é, corporalmente, a verdadeira mãe. Convinha, pois, que nossa Cabeça, por insigne milagre, nascesse segundo a carne de uma virgem, dando a entender que seus membros, que somos nós, haviam de nascer segundo o Espírito dessa outra virgem que é a Igreja. Somente Maria, portanto, é mãe e virgem, no espírito e no corpo. É Mãe de Cristo e também Virgem de Cristo.''
"Maria é Mãe de Deus, feita pela mão de Deus" (S. Agost. in orat. ad heres.).


"Nem se deve tocar na palavra 'pecado' em se tratando de Maria; e isto em respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça" (Santo Agostinho, Sermão 215,3. 325 DC).

"Não entregamos Maria ao diabo por condição original pois afirmamos que sua própria condição original se anula pela graça da redenção." (Santo Agostinho, Contra Juliano 4. 325 DC)."

"Exceto a Santa Virgem Maria, da qual não quero, por honra do que é devido ao Senhor, suscitar qualquer questão ao se tratar de pecados, pois sabemos que lhe foi concedida a graça para vencer por todos os flancos o pecado, porque mereceu ela conceber e dar à luz a quem não teve pecado algum. Exceto, digo a esta Virgem, se tivéssemos podido congregar todos os santos e santas que aqui viviam e perguntássemos se jamais tinham pecado, o que teriam respondido? (...) Não é verdade que teriam unanimemente exclamado: 'Se dissermos que não pecamos, enganamo-nos, e a verdade não está em nós'?" (Santo Agostinho, De Natura et Gratia 36,42. 325 DC).



“A admirável santidade de Maria é fruto da graça de Deus que a cumulou, em vista de sua missão. A Virgem Maria representa o que de mais digno, puro e inocente poderia oferecer esta nossa terra a DEUS, a fim de que o Filho de Deus se dignasse baixar até ela.” 


“A Santíssima Virgem é o meio de que Nosso Senhor se serviu para vir a nós; e é o meio de que nos devemos servir para ir a ele.” (Santo Agostinho Sermo 113 in Nativit. Domini).
 
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Orígenes (Alexandria, Egipto, c. 184 — Cesaréia, ou, mais provavelmente, Tiro, 253)

"Desposada com José, mas não carnalmente unida. A Mãe deste foi Mãe imaculada, Mãe incorrupta, Mãe intacta. A Mãe deste, de qual este? A Mãe do Senhor, Unigênito de Deus, do Rei universal, do Salvador e Redentor de todos." (Orígenes - homilia inter collectas ex variis locis).
"Maria é Mãe de Deus, unigênito do Rei e criador de tudo o que existe" (Orig. Hom I, in divers. - Sec. II)


Este menino não precisa de Pai na terra, porque tem um pai incorruptível no céu; não precisa de Mãe no Céu, porque tem uma Mãe Imaculada e casta na terra, a Virgem Bem-aventurada, Maria“.

"Esta Virgem Mãe do Unigênito de Deus chama-se Maria, digna de Deus, imaculada das imaculadas, sem par" (Origines, Homilia 1. 280 DC).


“Eu considero estar em conformidade com a razão que, com relação à pureza a qual consiste na caridade, Jesus foi o primeiro entre os homens, enquanto Maria foi a primeira entre as mulheres.” (Origen, Commentary on Matthew 10, 17)


“Maria tem dois filhos, um, homem-Deus e o outro puro homem; de um Maria é Mãe corporal, do outro, Mãe espiritual” (Speculum B.M.V., lect. III art. 1,2º )
 
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O evangelista São Marcos, na Liturgia que deixou às igrejas do Egito:

  Lembremo-nos, sobretudo, da Santíssima, intemerata e bendita Senhora Nossa, a Mãe de Deus e sempre Virgem Maria.
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O apóstolo Santo André:
 "Maria é Mãe de Deus, resplandecente de tanta pureza, e radiante de tanta beleza, que, abaixo de Deus, é impossível imaginar maior, na terra ou no céu". (Sto Andreas Apost. in trasitu B. V., apud Amad.)
"Tendo sido o primeiro homem formado de uma terra imaculada, era necessário que o homem perfeito nascesse de uma Virgem igualmente imaculada, para que o Filho de Deus, que antes formara o homem, reparasse a vida eterna que os homens tinham perdido" (Santo André, Cartas dos Padres de Acaia).
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São João Apóstolo:
 "Maria, é verdadeiramente Mãe de Deus, pois concebeu e gerou um verdadeiro Deus, deu a luz, não um simples homem como as outras mães, mas Deus unido a carne humana." (S. João Apost. Ibid)
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 S. Tiago Menor: 

Fazemos memória de nossa Santíssima, Imaculada, e gloriosíssima Senhora Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem“.

O santo Apóstolo não se limita a isso, mas torna a sua fé mais expressiva ainda. Após a consagração e umas preces, ele faz dizer ao Celebrante:   

Prestemos homenagem, principalmente, a Nossa Senhora, a Santíssima, Imaculada, abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria.''

E os cantores respondem: "É verdadeiramente digno que nós vos proclamemos bem-aventurada e em toda linha irrepreensível, Mãe de Nosso Deus, mais digna que os querubins, mais digna de glória que os serafins; a vós que destes à luz o Verbo divino, sem perder a vossa integridade perfeita, nós glorificamos como Mãe de Deus (S. jacob in Liturgia sua).
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Na Liturgia dos etíopes, de autor desconhecido, mas cuja composição data do primeiro século, encontramos diversas menções explícitas da Imaculada Conceição. Umas das suas orações começa nestes termos: 

''Alegrai-vos, Rainha, verdadeiramente Imaculada, alegrai-vos, glória de nossos pais.''

Mais adiante, é pela intercessão da Imaculada Virgem Maria que o Sacerdote invoca a Deus em favor dos fiéis: 

Pelas preces e a intercessão que faz em nosso favor Nossa Senhora, a Santa e Imaculada Virgem Maria.
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São Dionísio Areopagita: 
"Maria é feita Mãe de Deus, para a salvação dos infelizes." (S. Dion. in revel. S. Brigit.)

"Conheci pessoalmente a Maria mãe de Jesus, e era de uma beleza tal que eu a teria adorado como deusa, se a fé não me dissessse ser ela também criatura".
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Santo Atanásio de Alexandria (* 295 [?], em Alexandria – † 2 de maio de 373, em Alexandria)

"Maria é Mãe de Deus, completamente intacta e impoluta." (Sto. Ath. Or. in pur. B.V.)


“Ele (Cristo) tomou-o (o corpo dEle) de uma Virgem pura e imaculada, a qual não conheceu homem.” (On the Incarnation of the Word 8)

“As Sagradas Escrituras, as quais nos instruem, e a vida de Maria, Mãe de Deus, são suficientes como um ideal de perfeição e da forma de vida celeste.” (De Virginitate, 255)
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Santo Efrém, o sírio, doutor da Igreja (Nisibi, 306 - Edesa, 373)

"Somente Vós (=Cristo) e vossa Mãe sois mais belos do que qualquer outro ser. Em ti, Senhor, não há mancha alguma; na tua Mãe nada de feio existe" (Éfrem da Síria, Garmina Nisibena 27,8.).

"A Santíssima Senhora, Mãe de Deus, a única pura na alma e no corpo, a única que ultrapassa toda perfeição de pureza, a única morada de todas as graças do Santíssimo Espírito, e, portanto, excedendo qualquer comparação até mesmo com as virtudes angelicais em pureza e santidade de corpo e alma ... minha Senhora santíssima, puríssima, incorruptível, inviolada, prenda imaculada dAquele que se revestiu com luz e prenda ...flor que não murcha, púrpura tecida por Deus, a única imaculada" («Precationes ad Deiparam», in Opp. Graec. Lat., III, 524-37).


Maria e Eva, duas pessoas sem culpabilidade, duas pessoas simples, são idênticas. Mais tarde, entretanto, uma se converteu na causa de nossa morte e a outra na causa de nossa vida.” (op. SYR. II, 327; Ott, 201).

"Que a mulher entoe louvor, à pura Maria" (Hinos da Natividade 15,23).


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São Jerônimo: 
"Maria é verdadeiramente Mãe de Deus" (S. Jerôn. in Serm. Ass. B.V.)

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São Cirilo de Jerusalém, doutor da Igreja (315 - 386)

"Que arquiteto, erguendo uma casa de moradia, consentiria que seu inimigo a possuísse inteiramente e habitasse?" (São Cirilo de Jerusalém, 208 DC).


“A arca seria o tipo e a imagem de Cristo: por si nos remontamos à forma da encarnação do unigênito, veremos que é no templo da Virgem, como numa arca em que a Palavra de Deus tomou possessão de sua morada. Para ele morar em toda a plenitude da Divindade corporalmente como disse a Escritura. Entretanto, os testemunhos na arca foram as palavras de Deus, e a madeira incorruptível, e com ouro puro selecionado foi embelecida dentro e fora.” (De ador. Spir En. Et Verit, p. 293).
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Santo Ambrósio de Milão, doutor da Igreja (Trier, Alemanha 340 - 4 de abril de 397)

"Maria, uma virgem não profanada, Virgem tornada inviolável pela graça, livre de toda mancha do pecado" (Santo Ambrósio de Milão, Sermão 22,30. 317 DC).
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São João Crisóstomo (349, Antioquia da Síria, hoje Antakya, no sul da Turquia - 14 de Setembro de 407)

"É verdadeiramente justo proclamar-vos bem-aventurada, ó Deípara, que sois felicíssima, toda pura e Mãe do nosso Deus. Nós vos magnificamos: a vós, que sois mais digna de honra do que os querubins e incomparavelmente mais gloriosa do que os serafins! A vós que, sem perder a vossa virgindade, destes ao mundo o Verbo de Deus! A vós, que sois verdadeiramente a Mãe de Deus” (Hino à Maria, Oração Eucarística composta por São João Crisóstomo, imediatamente depois da epiclése, liturgia bizantina)

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São Teodoro de Ancira (*? - † 400 d.C.)

"Maria, na sua pureza, leva vantagem sobre os serafins e querubins".

“Em lugar de Eva, um instrumento de morte, é escolhida uma Virgem, mais agradável a Deus e cheia da graça divina, como um instrumento de vida. Uma Virgem incluída no gênero feminino, mas sem compartilhar com a falta deste gênero. Uma Virgem inocente, imaculada; livre de toda culpa; sem mancha; incorruptível; santa no espírito e na carne, um lírio entre os espinhos.” (Homily 6 in S. Deiparam, No. II, PG 77, 1427 A.)

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Proclo, Patriarca de Constantinopla de 434 a 446 († 446/7)


"Ele veio sem nenhuma mancha dela [de Maria], que a formou para Si mesmo sem qualquer mancha." (Oratio I de Laudibus S. Mariae, PG, 65, 683 B.) ....
"Maria é a esfera celeste de uma nova criação, na qual o Sol de justiça, sempre brilhando, fez desaparecer inteiramente de sua alma toda a noite do pecado.” (Ibid, Oratio 6, PG 68, 758 A.)
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São Tiago de Sarug (*451 - † Séc. VI)
 

“...o mesmo feito de que Deus a elegeu prova que nada foi nunca tão santo como Maria; Se alguma mancha tivesse desfigurado a sua alma, se alguma virgem tivesse sido mais pura e mais santa, Deus a teria escolhido e rejeitado Maria.” («la sentencia contra Adán y Eva, en la Anunciación»).
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Teotecnos de Lívias (Sec VI/VII)

“Nasce como os querubins aquela (=Maria) que é de um barro puro e imaculado”. (Citado nas citações patrísticas de Carlos Nabeto – Maria, os anjos e os santos)
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São Sofrônio de Jerusalém (Damasco, c . 560 - Jerusalém, 638)

"Santa, imaculada de corpo e alma, livre totalmente de todo contágio". (Carta a Sérgio, aprovada pelo IV Concílio Ecumênico)
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Theodoro, Patriarca de Jerusalém (patriarcado ~685 d.C.)

“[Maria] foi criada numa condição mais sublime e gloriosa do que qualquer outra criatura” (Mansi, XII, 1140).
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Santo André de Creta (660-740)

"O corpo de Virgem é uma terra que Deus trabalhou, as primícias da massa adamítica divinizada em Cristo, a imagem verdadeiramente semelhante à beleza primitiva, o barro amassado pelas mãos do Artista divino" (Sermão da Dormição de Maria 1).

"Hoje a humanidade, em todo fulgor da sua nobreza imaculada recebe a beleza antiga. As vergonhas do pecado tinham obscurecido o esplendor e o fascínio da natureza humana. Mas quando nasce a Mãe do Belo por excelência (=Jesus), esta natureza recupera, na sua pessoa, os antigos privilégios e é plasmada segundo um modelo perfeito e verdadeiramente digno de Deus (...) Hoje a reforma da nossa natureza começa e o mundo envelhecido, submetido a uma transformação totalmente divina, recebe as primícias da segunda criação" (Sermão da Natividade de Maria 1).
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São João Damasceno (Damasco, 675 - 749)

“Há, porém, entre a Mãe de Deus e os servos de Deus uma infinita distância” (GM, p. 211).

"Posto que a Virgem Mãe de Deus nasceria de Ana, a natureza não se atreveu a se antecipar ao germe da graça, mas permaneceu sem fruto até que a graça produzisse o seu. Era conveniente, pois, que nascesse como primogênita aquela da qual haveria de nascer o Primogênito de toda a criatura, em quem subsistem todas as coisas (Col. 1,15-17). Ó venturosa companheira: a vós está sujeita toda a criação! Por meio de vós, com efeito, ofereceu o Criador o melhor de todos os dons, ou seja, aquela augusta Mãe, a única que foi digna do Criador! Ó felizes entranhas de Joaquim, da qual saiu uma descendência absolutamente sem mancha! Ó seio glorioso de Ana, no qual pouco a pouco foi crescendo e se desenvolvendo uma criança completamente pura e, depois de formada, foi dada à luz!" (Homilia I da Natividade de Maria 2).



“…a filha mais santa de Joaquim e Ana, escondida do ferro ardente de Satanás, habitando em uma morada nupcial do espírito, preservada sem mancha como a Esposa e Mãe de Deus.” (Homilia I in Nativitatem Beatae Virginis Mariae, No. 3, PG 96, 675)
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Vemos nesses textos e frases que a Santa Igreja Católica já nasceu venerando a Virgem Maria. Por isso recorramos sempre a Ela, pois sabemos que foi por meio dela que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.

 
 A Santíssima Virgem Maria,
                                                         a cheia de Graça (Lucas 1, 28);
                                                         a Mãe de meu Senhor (Lucas 1, 43);
                                                         a Bendita entre as Mulheres (Lucas 1, 42);
aquela que guardava todas coisas no seu coração (Lucas 2, 51);
a quem Jesus era e sempre será submisso (Lucas 2, 51).

fonte: http://aigrejaromana.blogspot.com.br/2012/06/virgem-maria-e-os-primeiros-cristaos.html

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