Tradutor da Página

sábado, 15 de outubro de 2011

Livre Arbitrio



Pax Domini! Outro dia navegando pelos blogs e sites que falam de Deus, me deparei com um blog dito ateu que dizia algumas bobagens, entre elas ele afirmava assim: Se Deus é o sabe tudo e o pode tudo, como ele não sabia que os anjos iam se rebelar? Se sabia por que criou? Fiquei pensando nessa tolice, porque a primeira vista, pensei ter um certo sentido. Mas ao estudar mais detalhadamente o Catecismo da Igreja Católica se percebe que tal afirmação é tola. Veja por que…
A escritura fala de um pecado desses anjos. Esta ”queda” consiste na opção livredesses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e ao seu reino (CIC§392)
Você reparou bem no termo opção livre? Vamos analisar esse termo. Opção livre.
Quando Deus criou tanto os homens como os anjos, Ele os dotou com o Livre Arbítrio. E isso nada mais é do que a capacidade do ser criado optar pelo bem e pelo mal, pelo que o seu criador deseja ou não. Esse livre arbítrio dado por Deus, é uma prova de amor profundo pelas suas criaturas. Como dizemos sempre: Quem ama deixa livre…
O amor que Deus deseja de suas criaturas é um amor livre. Um amor que não é obrigatório. Assim o amor é mais sincero e profundo. Imagine duas figuras: O que ama e o que é amado. Aquele ama, e portanto deixa livre, vê que uma hora, o seu amado vai precisar dar uma resposta definitiva. É o amadurecimento do sentimento. Isso nós vemos todos os dias. E essa resposta precisa ser livre. Igual a uma mãe e um pai que geram um filho, criam e educam. Chega uma hora que o filho é convidado a dar uma resposta de amor. E muitos dão. Uns cuidam dos pais, levam para suas casas, outros ajudam financeiramente, sempre dando carinho… Mas infelizmente muitos acabam deixando seus pais de lado. É triste mas é real. Faça uma visita a um asilo no dia dos pais ou no dia das mães… É triste ver…
Também foi assim com os homens. Mas antes disso, foi assim com os anjos. Deus os criou como seres espirituais. Os capacitou para serem seus servos e os deu uma função no seu plano criador. Mas chegou um momento (e isso é um mistério que não sabemos quando), que os anjos tiveram também que declarar seu amor e sua fidelidade a Deus. E ai aconteceu a queda. Alguns desses anjos não quiseram, de livre e espontânea vontade, serem fieis a Deus. Preferiram ir por outros caminhos.
Realmente Deus pode tudo. Ele é onipotente. Ele é onipresente. Ele é onisciente. Mas Ele não vai, mesmo que sofra com isso, desfazer o livre abítrio. Por que não?Acredito que Ele ame muito a cada um e deseje ser amado por cada um de forma livre. É a decisão de um Deus. E Ele age acertadamente, pois age por amor. Deus é amor! (1Jo 4,8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário